Simplício Mendes realiza sua IX Conferência Municipal de Saúde com foco na atenção primária e fortalecimento do SUS

Seja bem-vindo
Simplício Mendes,07/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Simplício Mendes realiza sua IX Conferência Municipal de Saúde com foco na atenção primária e fortalecimento do SUS

Nos dias 29 e 30 de julho, o município promoveu mais uma importante edição da Conferência de Saúde, com o tema "Atenção Primária como Pilar do SUS". O evento reuniu usuários, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater melhoria


Simplício Mendes realiza sua IX Conferência Municipal de Saúde com foco na atenção primária e fortalecimento do SUS

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Simplício Mendes, realizou, nos dias 29 e 30 de julho, a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Auditório Iolanda Araújo Brito e contou com a presença de usuários do SUS, trabalhadores da saúde, representantes do poder público e sociedade civil organizada.


A abertura foi realizada na noite de terça-feira (29), com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Layana Rodrigues; da secretária municipal de Saúde, Natalícia Marques; do vice-prefeito Elan Ferreira; do vereador João da Cruz; e de Sebastião Teleschefe de gabinete que representou o prefeito Márcio Moura. A noite foi marcada ainda pela palestra magna do mestre em Vigilância e Controle de Vetores, Júlio Araújo, que trouxe reflexões sobre os desafios e possibilidades da atenção primária à saúde no contexto atual.


Com o tema "Atenção Primária à Saúde como Pilar do SUS: Garantia de Direito, Acesso Universal e Cuidado Humanizado", a conferência teve como objetivo propor ações concretas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Na manhã de quarta-feira (30), os participantes se dividiram em grupos de trabalho, onde discutiram três eixos centrais e elaboraram propostas que serão encaminhadas às instâncias superiores do controle social do SUS.


A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Layana Rodrigues, destacou a importância da participação popular no processo de construção das políticas de saúde. "A conferência é um espaço democrático e participativo, onde o povo tem voz ativa para apontar os caminhos que deseja para a saúde pública do município. Estamos felizes com o envolvimento de todos os segmentos e com a qualidade das propostas construídas coletivamente", afirmou Layana.


Já a secretária municipal de Saúde, Natalícia Marques, ressaltou que a atenção primária tem sido uma prioridade da gestão municipal. "Acreditamos que o fortalecimento da atenção primária é essencial para garantir o cuidado contínuo, próximo e resolutivo para nossa população. A conferência reafirma esse compromisso e nos ajuda a planejar ações mais eficientes e humanizadas", declarou Natalícia.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.