Velório do Papa Francisco Começa Nesta Quarta-Feira (23); Veja os Detalhes
Funeral será no próximo sábado (26) e o pontífice será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Velório do Papa Francisco Começa Nesta Quarta-Feira (23); Veja Detalhes
Milhares de fiéis de todo o mundo terão a oportunidade de se despedir do Papa Francisco a partir desta quarta-feira (23). O velório, que será aberto ao público, terá início às 6h (horário de Brasília) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O funeral está agendado para o próximo sábado (26), quando o pontífice será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Onde Está o Corpo do Papa Francisco Agora?
Atualmente, o corpo do Papa Francisco encontra-se na capela da residência de Santa Marta, a casa de hóspedes do Vaticano onde ele viveu durante seu papado. Às 4h (horário de Brasília), o camerlengo Kevin Joseph Farrell presidirá uma breve oração antes do início da procissão que levará o caixão da residência até a Basílica de São Pedro, passando por locais icônicos como a Piazza Santa Marta e o Arco das Campanhas.
Duração do Velório
O velório do Papa Francisco será aberto ao público até sexta-feira (25). No primeiro dia, a Basílica estará aberta das 6h às 19h (horário de Brasília) e será fechada durante a noite, reabrindo às 2h (horário de Brasília) na quinta-feira (24).
Quando Será o Funeral?
O funeral de Francisco está previsto para acontecer às 5h (horário de Brasília) de sábado (26), exatamente seis dias após sua morte. Vale lembrar que o último funeral papal, o de Bento XVI em 2023, também ocorreu após seis dias de luto.
Local do Funeral
O Vaticano anunciou que a cerimônia fúnebre será realizada na Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas poderão acompanhar a despedida ao pontífice. As cerimônias anteriores também foram realizadas ao ar livre, reunindo multidões em frente à Basílica.
Como Francisco "Simplificou" a Cerimônia?
De acordo com o Vaticano, o funeral seguirá os ritos estabelecidos no “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, um livro litúrgico que detalha os procedimentos para funerais papais. Este documento, publicado em 2000, foi revisado por Francisco no ano passado, que buscou “simplificar e adaptar” a cerimônia. O objetivo era que o funeral refletisse a figura de um "pastor e discípulo de Cristo", em vez de uma representação de poder terreno.
Assim, a despedida ao Papa Francisco se apresenta como um momento de grande significado espiritual e comunitário, onde fiéis de todas as partes do mundo poderão prestar suas últimas homenagens ao líder da Igreja Católica.
COMENTÁRIOS